Participante realizando treinamento online

Esqueça os treinamentos longos e chatos: conheça o microlearning

Esqueça os treinamentos corporativos longos e chatos: conheça o microlearning

Imagine a situação de um vendedor: ele está sempre na rua, precisa ter na ponta da língua os diferenciais do seu produto, saber argumentar e negociar e estar atualizado com tudo o que a marca tem a oferecer.


Uma rotina de capacitação é importante em uma campanha de incentivo de vendas, mas como treinar um profissional nesta situação? Dificilmente ele terá tempo ou se prenderá a PDFs ou vídeos longos e chatos.


Para situações assim, o microlearning (ou microaprendizado) é uma metolodogia que permite oferecer pílulas de conhecimento em diferentes formatos para serem consumidas em pequenos espaços de tempo.


Sintetizamos e fragmentamos o conteúdo para que possa ser assimilado mais rapidamente. Um método mais flexível e orientado ao participante.

Não significa que ele aprenderá menos ou de maneira menos eficiente.


Ao contrário, otimizam o tempo do participante: aqui um grande tema é dividido em pílulas dedicadas a um objetivo de aprendizagem por si só. Segundo o Journal of Applied Psychology, o aprendizado em pílulas se revela 17% mais eficiente, uma vez que a memória não é ocupada com informações irrelevantes.


Que formatos usamos no microlearning?

O treinamento a partir da microaprendizagem pode ser feito com uma grande variedade de conteúdos engajadores, muitos deles inclusive inspirados nas redes sociais:

  • Webcards, como stories;
  • Gifs animados;
  • Pequenos vídeos;
  • Áudios;
  • Games,
  • Quizzes;
  • Infográficos e muito mais.

Em que situações usar o microlearning?

Esta metodologia é perfeita para:


  • Treinamentos incorporados a campanhas de incentivo
  • Preparar o colaborador para um novo aprendizado
  • Reforçar periodicamente conceitos e aprendizados
  • Gestão da mudança
  • Guia de processos
  • Práticas e conteúdos que ajudam a construir habilidades.


Na Bluxlearn, você pode criar trilhas de aprendizagem e ainda conta com um catálogo de trilhas já prontas, com conteúdos criados por produtores certificados. Incorpore você também essa metodologia em sua campanha de incentivo.

Mais insights

Oportunidades no metaverso

Metaverso e suas oportunidades para o trade marketing

O metaverso é um terreno efervescente de oportunidades. Listamos aqui 6 aplicações que toda equipe de trade marketing deve ficar de olho. ...

3 insights para turbinar seu incentivo de vendas em 2022

Combinar recompensas, viagens de incentivo e experiências personalizadas são algumas das oportunidades. ...

Como incluir gamificação no seu projeto de incentivo?

Introdução: Gamificação é o truque de transformar trabalho em jogo. Parece infantil? Pois funciona até com os mais sérios engravatados. Afinal, todo mundo adora desbloquear conquistas, ver seu nome no ...

O que são estratégias de incentivo?

  Introdução: Você já deve ter participado de algo assim: cumprir uma meta, ganhar pontos e trocar por um prêmio bacana. Pois é, isso é fruto de uma estratégia de ...

O futuro das recompensas não monetárias: experiências vs. produtos físicos

  Introdução: Se dinheiro compra felicidade, o Google ainda não confirmou. Mas experiências inesquecíveis, essas sim, tendem a deixar memórias para a vida inteira. E é por isso que muitos ...